December 23, 2024

Universo-Esportivo

"Descubra o próspero mundo do esporte brasileiro"

Fantilli está ’em uma missão’ rumo ao Draft da NHL de 2023

8 min read

O atacante do Michigan ganhou o Prêmio Hobey Baker, que deve ser a segunda escolha com Bedard

O draft de 2023 da NHL Upper Deck será realizado de 28 a 29 de junho na Bridgestone Arena em Nashville. A primeira rodada será em 28 de junho (19h ET; ESPN, SN, TVAS) e as rodadas 2 a 7 serão em 29 de junho (11h ET; NHLN, SN, TVAS). NHL.com está em contagem regressiva para o rascunho com perfis detalhados sobre os principais clientes em potencial, podcasts e outros recursos. Hoje, uma olhada no centro Adam Fantilli com a Universidade de Michigan no Big Ten. A cobertura completa do rascunho pode ser encontrada aqui.

Adam Fantilli teve uma temporada de hóquei na faculdade para sempre e fez todo o possível como calouro na Universidade de Michigan para permanecer na conversa como uma das duas primeiras escolhas no draft de 2023 do Upper Deck NHL.

Isso é uma afirmação e tanto, considerando que na maior parte das duas temporadas a escolha unânime como a escolha número 1 foi o superastro da geração Connor Bedard, de Regina, na Western Hockey League, e Fantilli sabe disso.

“O que Bedard fez na WHL foi uma l

“É realmente especial ver todo o trabalho que ele faz e como ele se dedica ao jogo, à dieta, à recuperação e aos treinos”, disse Luca, 22 meses mais velho. “Tudo o que ele faz, ele faz com um propósito e quer estar pronto para atingir seus objetivos. Ele dá tudo o que tem para o jogo e para mim o jogo estava apenas devolvendo a ele este ano. Foi realmente especial e Estou super orgulhoso dele.”

Fantilli (6 pés-2, 195 libras) ganhou o Prêmio Hobey Baker como o melhor jogador masculino no hóquei no gelo da NCAA nesta temporada, ganhou uma medalha de ouro com o Canadá no Campeonato Mundial Júnior IIHF de 2023 e outro ouro no Campeonato Mundial IIHF de 2023 . O jovem de 18 anos, número 2 no ranking final da NHL Central Scouting de patinadores norte-americanos apresentado pela BioSteel, liderou os jogadores da NCAA com 65 pontos e empatou em primeiro lugar com 30 gols em 36 jogos.

“Todo mundo continuou questionando, ‘OK, ele pode jogar seu jogo no próximo nível’, e aprendemos que as equipes tinham que se ajustar a ele”, disse o diretor do NHL Central Scouting, David Gregory. “Ele é o cara que ditava como o Michigan iria jogar e como todo mundo tinha que jogar contra eles, então ele é um jogador realmente especial. Ele não vai durar além da terceira escolha, e o time que o contratou está recebendo um ótimo jogador.”

Além do prêmio Hobey Baker, a lista de realizações de Fantilli como colegial do primeiro ano incluía Tim Taylor National Rookie of the Year, primeira equipe All-America, Big 10 Tournament MVP, Big 10 Freshman of the Year, College Hockey News e USCHO Player of the Year, primeira equipe All-Big Ten, Big 10 All-Rookie Team e NCAA All-Regional Team honras.

oucura”, disse Fantilli. “Quero dizer, ele marcou 70 gols, o que é fenomenal. Mas, desde criança, meu objetivo é tentar ser a escolha mais alta no draft da NHL e acho que fiz o melhor que pude para trabalhar e tentar ser a melhor versão do jogador que eu queria ser no dia do draft.

“Tudo vai se resumir ao que os times precisam e o que os times querem em suas escalações, então obviamente não depende de mim. Acho que trabalhei o meu melhor e tentei ser o melhor jogador que posso, então é fora de minhas mãos neste momento.”

Fantilli, francamente, teve uma temporada inesquecível não apenas em Michigan, mas também no cenário internacional, representando o Canadá. Seu irmão mais velho, Luca Fantilli, também estava na primeira fila de tudo, como defensor do Michigan.

“Não consigo me lembrar de um jogador que tenha entrado na NCAA tão focado e com desempenho no grau que tem, chegando ao NCAA Frozen Four, ganhando o campeonato Big 10, o Hobey Baker Award e estava tão focado”, disse Dan Marr , vice-presidente da NHL Central Scouting. “É como se ele estivesse em uma missão nesta temporada. Foi tão impressionante, e ele merece estar onde está classificado e merece ir o mais alto possível no draft.

“Você não vê jogadores chegando e fazendo esse tipo de temporada com muita frequência.”

Fantilli se juntou a Bedard pelo Canadá no WJC 2023, terminando com cinco pontos (dois gols, três assistências) em sete jogos em janeiro. Ele somou três pontos (um gol, duas assistências) em 10 jogos pelo Canadá no Campeonato Mundial de 2023 em maio.

“Adam é um grande jogador… ele é tão rápido e tão dinâmico e, obviamente, alguém que se destaca apenas com sua velocidade e tamanho”, disse Bedard. “Quero dizer, o que ele fez na faculdade foi inédito, então é bom ver. Somos muito próximos. É engraçado, acho que no início do Mundial Júnior, estávamos brincando sobre isso que tínhamos entrevistas um sobre o outro e nós pensamos, ‘Estamos no mesmo time, somos amigos.’ Estávamos torcendo um pelo outro e acho que essa é a mentalidade que tínhamos. Passei um tempo com ele e nos aproximamos… é muito divertido estar perto dele.”

Como Fantilli é diferente de Bedard?

“Eu não diria que jogamos da mesma forma, de forma alguma”, disse Fantilli. “Tenho pontos fortes diferentes e ele tem pontos fortes diferentes em seu jogo e ambos tentamos utilizá-los da melhor maneira possível. Somos muito diferentes em termos de maneira de jogar, mas direi que jogando com ele em certas situações, ele tem uma mentalidade realmente competitiva e acho que isso é algo que compartilhamos… nós dois somos competitivos e realmente queremos ser os melhores.”

Adam e Luca Fantilli nasceram em Toronto, mas a família mudou-se para o subúrbio de Nobleton, Ontário, pouco tempo depois. Foi então que Giuliano Fantilli, o pai deles, colocou Adam de patins duas semanas após seu segundo aniversário. Ele praticou outros esportes, incluindo lacrosse e snowboard, mas não tanto quanto o hóquei.

“Foi uma temporada incrível ver ele e seu irmão jogarem juntos”, disse Giuliano. “Eu e minha esposa poder ir a Michigan todo fim de semana e vê-los jogar foi um sonho que se tornou realidade. Então, o Mundial Júnior, Hobey Baker e o Campeonato Mundial … é simplesmente surreal. Nós simplesmente gostamos. Eu realmente gosto o que Adam diz com ‘Estar onde suas botas estão’, então todos nós tentamos fazer a mesma coisa. Mergulhe e aproveite o melhor que pudermos.

Os irmãos Fantilli foram companheiros de equipe nas últimas quatro temporadas, começando na Kimball Union Academy em New Hampshire em 2019-20. Eles jogaram duas temporadas com o Chicago da United States Hockey League (2020-22) antes de ingressar no Wolverines nesta temporada.

“Adam é um jogador que melhorou naquilo que precisava melhorar a cada ano, e isso me lembra alguns dos grandes profissionais como Sidney Crosby”, disse Gregory. “Lembro-me de alguém dizendo que Sid não ganhava muitos faceoffs e, no ano seguinte, ele é o melhor jogador de faceoff. Adam é um desses jogadores competitivos que tem todas as ferramentas para melhorar em todas as áreas que precisa para melhorar.

“Ele poderia facilmente ser a escolha geral nº 1 em qualquer outro ano e em um draft diferente, sem dúvida.”

Adam foi nomeado First Team All-USHL depois de terminar em terceiro na liga com 37 gols em 54 jogos em 2021-22. Como novato em 2020-21, ele ajudou o Chicago a vencer o campeonato Clark Cup depois de marcar nove pontos (oito gols, uma assistência) em oito jogos do playoff.

“A USHL é uma liga muito defensiva, com pontuação muito baixa, por isso foi difícil somar pontos, criar”, disse Fantilli. “Então, você aprende a penetrar em armadilhas, aprende a usar seus companheiros de equipe o máximo que puder.”

Adam reduziu suas opções de faculdade para Michigan e Dakota do Norte, optando pela primeira.

Fantilli se tornou o terceiro calouro na história da NCAA a ganhar o Prêmio Hobey Baker, juntando-se a Jack Eichel (2015) e Paul Kariya (1993). Ele é o primeiro jogador a ganhar o Hobey e uma medalha de ouro no WJC e no Campeonato Mundial no mesmo ano.

“É estranho porque o hóquei universitário é muito mais físico e muito mais rápido, mas ele ganhou peso e músculos e, por ser jovem, sua velocidade e fisicalidade realmente me surpreenderam”, disse Luca Fantilli. “Ele entrou e foi um dos caras mais rápidos da faculdade e acho que isso realmente me surpreendeu.”

Luke Hughes estava no segundo ano em Michigan nesta temporada e ficou feliz por ter a oportunidade de jogar com Fantilli antes de assinar seu contrato inicial com o New Jersey Devils em 8 de abril. Ele disse que se Bedard é a escolha indiscutível, então Fantilli é o escolha nº 2 óbvia.

“Algo que as pessoas não sabem sobre Adam é o quanto ele liderou esse time quando jovem”, disse Hughes. “Tínhamos alguns líderes mais velhos que lideravam de maneiras diferentes, mas Adam realmente liderava com seu jogo e competitividade, e acho que as pessoas realmente não percebem o quão grande é um líder e como as pessoas o admiravam e seu jogo. Acho que meu A parte favorita dele é sua competitividade, seu impulso e sua vontade de vencer. Ele não tem medo de misturar as coisas. Ele pode bater, ele pode lutar. Ele é um atacante com alguma habilidade e, obviamente, ele tem um toque de pontuação muito bom.

“Ele foi enorme para nós este ano e definitivamente deveria ser o número 2, se não o número 1.”

Luca sente que seu irmão mais novo está pronto para a NHL?

“Acho que ele está pronto para qualquer coisa, para ser honesto”, disse ele. “Estou voltando para Michigan, então adoraria tê-lo de volta mais um ano e isso definitivamente ajudaria nosso time. Mas acho que ele está pronto para entrar na NHL e fazer coisas boas. Estou realmente animado para ver o que ele decide e vou apoiá-lo de qualquer maneira.”

Adam disse que decidirá após o draft se retornará a Michigan em 2023-24.

“Vou esperar até depois do rascunho antes de tomar uma decisão”, disse ele. “Obviamente, perder na semifinal contra Quinnipiac no Frozen Four deixou um gosto amargo na boca porque eu queria vencer aquele jogo e o jogo seguinte para ganhar o campeonato nacional. Acho que minha decisão sobre se voltarei para Michigan não tem nada a ver com negócios inacabados. É mais sobre desenvolvimento e ser capaz de amadurecer como pessoa”.